No contato diário com as crianças e os seus cuidadores surgiu a vontade de criar um blog que pudesse ajudar todos aqueles que se dedicam a cuidar de crianças, a cumprir essa dura e exigente tarefa da melhor forma possível.

Por isso, aqui vai encontrar informações básicas, conselhos e curiosidades sobre o universo de saúde da criança, desde os primeiros cuidados, às doenças mais comuns, passando pela vacinação e alimentação. O objetivo é que este seja um cantinho de reflexão, educação e troca de experiências, que forneça pistas e truques úteis ao acompanhamento da criança desde a conceção à emancipação.

De referir que, além do espaço de comentários no final de cada publicação, foi criada uma área independente, “O Cantinho das Dúvidas”, onde pode expor as suas questões ou sugerir novos temas a abordar.

Dada a enorme diversidade que existe de médico para médico, de mãe para mãe e de criança para criança, os textos aqui publicados pretendem apenas ser mais uma sugestão e uma ajuda, não devendo ser interpretados como regras rígidas a seguir. De sublinhar que nenhuma das informações, comentários ou respostas emitidos neste site substitui a consulta presencial com o médico assistente da criança.

Translate

Pesquisar neste blogue

sábado, 10 de agosto de 2013

O Sono do Bebé/Criança

Quanto é que um bebé/criança precisam de dormir?
A dúvida sobre a quantidade de sono adequada para um bebé é provavelmente uma das mais frequentes na cabeça dos pais. Para ter uma ideia, deixo aqui uma tabela com o n.º médio de horas de sono da criança por idade. Só não se esqueça de que cada bebé é um bebé, e alguns chegam a dormir até duas horas a mais ou a menos que outros.

Idade
Durante a noite
Durante o dia
Total
1 Mês
8h
7h (3 sonecas)
15h
3 Meses
10h
5h (3 sonecas)
15h
6 - 9 Meses
11h
3h (2 sonecas)
14h
12 - 18 Meses
11h
2h (2 sonecas)
13h
2 Anos
11h
2h (1 soneca)
13h
3 Anos
10h
1h (1 soneca)
11h

Será que é normal um bebé acordar tanto à noite?
Sim, acordar durante a noite é uma parte natural do ciclo de sono. Normalmente, passamos por fases de transição entre a vigília e o sono, depois pelo sono leve, o sono com sonhos e finalmente o sono profundo. Cada um desses ciclos dura aproximadamente uma hora e meia, e tanto adultos como crianças completam, em média, cerca de cinco deles por noite. Geralmente, não nos chegamos a lembrar que acordámos porque simplesmente mudámos de posição, reajustámo-nos na almofada e voltámos a dormir.

Será que é normal um bebé ter muita dificuldade em adormecer à noite?
Sim, é muito variável de bebé para bebé mas pode acontecer, sobretudo até serem criadas e estabelecidas rotinas de sono.

Algumas dicas sobre rotinas de sono a estabelecer...
Distinga a hora de comer matinal da noturna: Deixe a brincadeira e a conversa para durante o dia, já que as mamadas da noite devem ser tranquilas. Ajude o corpo do seu bebé a entender a diferença entre dia e noite e entre hora de brincar e de dormir.

Deixe o bebé adormecer sozinho: Lembre-se de que isso não funciona com recém-nascidos, mas com crianças a partir dos dois meses de idade. Coloque o bebé no berço quando ele estiver sonolento, mas ainda acordado.

Estabeleça um ritual para o sono da noite: Não precisa de ser nada complicado. Basta dar um banhinho, trocar a fralda, colocar o pijama, ler uma história ou cantar uma música. Vale a pena terminar no próprio quarto do bebé, para ele aprender que aquele é um lugar “bom” para ficar/estar.

Ofereça um objeto de conforto: São as famosas fraldas ou bonecos de peluche. Uma ótima forma de transformar uma fralda ou um boneco num companheiro favorito é deixando-o próximo a si para que absorva o seu cheiro. Os bebés têm um bom olfato, e quando se assustam sozinhos à noite muitas vezes conseguem acalmar-se ao sentir o cheiro da mãe.

Deixe o bebé chorar um bocadinho: Isto só se aplica a crianças com mais de quatro ou cinco meses. Se o seu filho começar a chorar depois de o colocar no berço, vá até lá, faça um miminho, assegure-lhe que está tudo bem mas que chegou a hora de dormir. Seja gentil, mas firme. Saia do quarto e espere dois a cinco minutos para regressar. Verifique que está tudo bem e saia novamente. Repita o processo até o bebé adormecer, aumentando progressivamente o intervalo. Este é um método polémico e que não agrada a todos mas é uma questão de experimentar.

Partilhe a responsabilidade de confortar o bebé: À medida que o bebé cresce pode ser confortado também pelo pai. Isto ajuda-o a aceitar que não há mais leite materno a caminho, muito útil em bebés com o “vício” da mama!

Vá gerindo o horário das sonecas do bebé: Gerir o horário das sonecas do bebé é essencial. Reserve o começo da manhã e da tarde para as sonecas e, à medida que seu bebé crescer, deixe-as para logo depois do almoço, de modo a haver um intervalo grande até à hora de dormir à noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário